Projeto “Educação Corporal: Em Busca de Maior Qualidade de Vida”
Cilene e Flávia
O grupo TEACCH 1 destina-se aos educandos que já se encontram adultos e para os quais busca-se desenvolver um trabalho que leve em conta o perfil da turma, além disso favorecer vivências e relações sociais baseadas no diálogo e no respeito a esses indivíduos que por tanto tempo estiveram a margem da sociedade. Para tanto, primar-se-à por um trabalho diversificado, alternativo e dinâmico, vital e útil a fim de tirar esses indivíduos de sua aparente acomodação e impregnados de rituais com o intuito de motivá-los a interagir com o mundo ao seu redor através de atividades simples que podem ser executadas dentro de sala ao observar a postura adequada ao se sentar, ou ainda diante de uma caminhada, tomando cuidado para que não se machuquem. Como também, oportunizar uma proposta que seja motivadora, divertida, criativa e, desta maneira, agregando mais qualidade de vida aos alunos dessa turma.
Sendo assim, nossa proposta de trabalho com esta turma está pautada no projeto “Educação Corporal: em busca de mais qualidade de vida”.
JUSTIFICATIVA
O progresso das ciências biológicas e da saúde tem prometido e permitido ao homem uma vida melhor. Essa importância dada ao corpo, observando estreita relação entre corpo, mente, movimento e pensamento, promovem bem-estar físico e mental ao indivíduo. Essa ideia de movimento surgiu decorrente da concepção fundamental de que a atividade motora e a mental estão em constate inter-relação, podendo influenciar beneficamente no desenvolvimento global, numa tentativa de compreender o ser humano em sua unidade e globalidade.
Existe cada vez mais evidências científicas apontando o efeito de um estilo de vida ativo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de desenvolvimento. Com a prática de atividades físicas, os indivíduos ainda apresentam em efeito favorável sobre o equilíbrio e a marcha, menor dependência para realização de atividades da vida diária, melhora na autoestima e autoconfiança, elevando de forma significativa à qualidade de vida.
Wallon e Piaget colocam em evidência o papel da atividade corporal no desenvolvimento das funções cognitivas. WALLON (1942) afirma que o pensamento nasce da ação para retornar a ele. PIAGET (1936) sustenta que mediante a atividade corporal o indivíduo pensa, aprende, cria e enfrenta problemas de sua vida cotidiana.
OBJETIVO GERAL
Promover a consciência do corpo como meio de comunicação consigo e com o meio. Um bom desenvolvimento do esquema corporal pressupõem uma boa evolução da motricidade, das percepções espaciais e temporais e da efetividade.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Trabalhar noções de: esquema corporal, lateralidade, estruturação espacial, orientação espacial e temporal;
· Proporcionar maior consciência corporal;
· Promover autonomia e bem-estar;
· Incentivar o contato social;
· Instigar e mediar os educandos a participar ativamente nas atividades da vida autônoma;
· Trabalhar com estimulação sensorial;
· Utilizar os diferentes tipos de linguagens, corporais, musical, plástica, oral e escrita, ajustadas as intenções e situações de comunicação de forma a compreender e ser compreendido;
· Promover atividades de aceitação e valorização das diferenças individuais;
· Proporcionar o aumento da autoestima e autoconfiança;
METODOLOGIA
Alongamento:
· Auxiliar no desenvolvimento da consciência corporal;
· Melhorar a postura;
· Trabalhar noções de esquema corporal;
· Melhorar a atenção e concentração;
· Incrementar a flexibilidade;
Autocuidados, culinária e artesanato:
· Promover maior autoestima e autoconfiança;
· Mediar questões relacionadas à higiene;
· Proporcionar mais independência nas questões relacionadas ao corpo (pentear os cabelos, escovar os dentes, mãos e unhas limpas, etc.);
· Trabalhar questões relacionadas à autonomia (servir-se sozinho, postura adequada, reconhecer e manusear corretamente os utensílios para alimentação, etc.);
· Realizar trabalhos manuais, proporcionando discussões, e sem deixar de mencionar as datas comemorativas;
Passeios e visitas
· Trabalhar noções espaciais e temporais;
· Melhorar o equilíbrio;
· Proporcionar maior mobilidade;
· Propiciar condições para melhoria da agilidade, força e velocidade;
· Explorar diferentes lugares e vivências;
· Conhecer a realidade em que os educandos vivem e convívio familiar;
Relaxamento:
· Oportunizar momentos de descontração;
· Promover atitudes de aceitação e valorização das diferenças individuais;
· Conversação acerca do termo trabalho;
AVALIAÇÃO
Dar-se á de forma processual contínua, formativa, individual e coletiva, por meio de observações, registros e relatórios, partindo do objetivo proposto no processo ensino e aprendizagem.
RECURSOS MATERIAIS
Papeis coloridos como Duplex e Cartão, Guache, Giz de Cera, Cola- Colorida com e sem Glíter, Palitos, Carvão, Esponja, missangas, Conchinhas do Mar,Figuras retidas do Google, Caixas para serem papietadas, Tecidos, Nylon, Murais Itinerante, Cadernos Conceituais, Pranchas Diversas, Jogos,Vídeos, Filmes, Shows de Músicas atuais, Reciclados, Cola Cascorez, Cola bastão, Pistola de Cola Quenta e Refil, Fita Larga Durex e Fita Papel, Papel Kraft, Jornais e Revistas, Portifólio Da turma, Cremes,CDs, óleos aromáticos entre outros materiais.